Frase de efeito: A Bibliotecária de Auschwitz.


As pessoas confundem um pouco sinceridade com insensatez ou falta de bom senso. Claro que ser sincero não agrada sempre, mas com um pouquinho de perspicácia conseguimos evitar situações constrangedoras sendo apenas sensatos.

Conheço gente que vive dizendo: "ah, eu falo mesmo porque sou sincera", lamento informar mas você não é uma pessoa sincera. Apenas usa esse artifício para tirar a atenção de você e praticar um bullying camuflado com outra pessoa.

Em uma passagem do livro "A Bibliotecária de Auschwitz", a personagem central relembra uma frase que sua avó repetia:

Os únicos que dizem a verdade são as crianças e os loucos.

E dizem mesmo, e por mais que de alguma forma a verdade dita por um desses dois tipos de pessoa, possa nos machucar, não são atiradas como pedras em nossos pontos fracos. Falar a verdade é dizer o que a pessoa precisa ouvir, e não o que ela quer ouvir. Mas, para isso, não precisamos ser inconvenientes e transformar uma verdade em uma agressão, um ato de maldade.

A verdade é aquilo que está em nosso coração. Não é universal, nem absoluta. Podemos compartilhar opinião tendo a certeza de que não somos detentores de verdade alguma, apenas de nossa opinião sincera regrada de sensatez e bom senso
.

Uma ótima terça!
:**

5 comentários:

  1. Oi, Bárbara!
    Eu sou louca pra ler esse livro, me interesso por tudo relacionado a esse período da História. Sobre a frase e sua reflexão, concordo. E talvez a verdade dita por essas pessoas não sejam atiradas como pedras porque pra elas dizer a verdade é algo normal e natural, sem intenção de nada.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara,
    Adorei a frase... bem por aí.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. É verdade Bárbara, muita gente anda confundindo sinceridade com falta de respeito e grosseria. Adorei a frase, muito verdadeira! ♥

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro está na minha imensa lista de livros que quero ler!
    Vejo muita gente confundindo suas impressões com verdades absolutas e jogando-as na cara dos outros sem medir as consequências. A coisa do "eu falo mesmo porque sou sincero" e do "digo o que eu penso" é uma tremenda falta de educação e me faz desejar que as pessoas aprendam a guardar para si mesmas as próprias opiniões!
    Esse mundo tá precisando de bom senso!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Achei intrigante o título desse livro! Vou procurar!
    Concordo plenamente com você. Existem jeitos e jeitos de dizer a verdade, de falar o que é necessário. E, às vezes, a verdade precisa ser calada, por amor.

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^