Frase de efeito: Alberto Caeiro - O Guardador de Rebanhos

Eu sempre estou relendo meus livros de poemas de Fernando Pessoa. Gosto de todos os seus heterônimos, mas tenho o maior amor do mundo por Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. Este último é devotado pela natureza e ontem comecei a acreditar que ele tinha tendências panteístas, apesar de não crer em nenhum pensamento filosófico.



A frase de efeito vem de um trecho do poema O Guardador de Rebanhos, mas antes preciso elucidar um trecho anterior à sua compreensão:


Mas se Deus é as árvores e as flores
E os montes e o luar e o sol,
Para que lhe chamo eu Deus?
Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar;
Porque, se ele se fez, para eu o ver,
Sol e luar e flores e árvores e montes,
Se ele me aparece como sendo árvores e montes
E luar e sol e flores,
É que ele quer que eu o conheça
Como árvores e montes e flores e luar e sol.


 
Pensar em Deus é desobedecer a Deus,
Porque Deus quis que o não conhecêssemos,
Por isso se nos não mostrou...


É isso. Acredito que pensar em Deus é vê-lo na natureza. Onde se olha está Deus e ele tem outros nomes dessa forma, como flores e luar e sol... e nem por isso deixa de ser Deus. Nem por isso deixa de ser natureza.

Ótima terça!
:**

5 comentários:

  1. Que bonito isso Bárbara! As frases/trechos que você seleciona aqui para o blog são sempre lindas!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila ^^
      Faço com carinho, porque realmente são frases que me chamam a atenção :*

      Excluir
  2. Oi Bárbara,
    Tb adoro Fernando Pessoa e seus heterônimos. Adorei o poema e a frase que vc escolheu faz a gente pensar...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Betty, não tem como não gostar do Pessoa e seus muitos "eus". Sempre nos leva à reflexão.

      :*

      Excluir
  3. Fernando Pessoa é mesmo maravilhoso! Este poema não conhecia. Adorei a frase que você escolheu!

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^