Dica de quinta: 5 dicas para quem tá comprando na planta x reformando.

Finanças é sempre um assunto importante para tratarmos. Não sou expert, mas acredito que algumas experiências que passamos nos ensinam muito!

Reforma custa muito caro. Não adianta achar que aquele orçamento previsto vai caber na grana que você juntou, no piso que você comprou e deixou guardado, no enxoval que você conseguiu fazer a duras penas já que comprou seu apartamento na planta, por que algo vai custar um pouco mais por algum imprevisto que provavelmente surgirá.

Hoje eu zelo muito para dar a minha casa o aspecto dos seus donos. Nossa personalidade. Pois assim são todos os lares, impregnados  de quem ali mora. Falta muito ainda e a grana é curta pois tem um resquício de reforma ainda nos nossos rendimentos. Como dica para quem está comprando apartamento ou casa na planta, eu digo o seguinte: organize as suas contas. Todas elas! 

Arquivo pessoal
1. Comprando na Planta:

Durante a obra é importante que compreenda o que pode ou não modificar no apartamento para não comprar algo que não vai usar. Também tenha muito cuidado com a escolha dos acabamentos, é um desperdício de dinheiro muito grande quando você coloca um revestimento e se arrepende depois, por exemplo.

Imagem via
2. Fazendo o enxoval:

Fazer o enxoval enquanto paga as parcelas é algo importante! Compre seus lençóis de cama, panos de prato, jogo de panelas, pratos, talheres, de forma que você goste mas que também sejam FUNCIONAIS! Muita coisa sai de moda e você pode enjoar de um quadro que comprou e ficou lá dois anos na caixa, esperando o grande dia de ser pendurado, aí você decide que não quer ele, que nem combina com sua decoração.

Imagem via
3. Comprando o necessário:

Dizem que "beleza não põe mesa", e mesmo que o seu conjunto de bowls seja lindo, você não vai povoar a mesa com 10 ao mesmo tempo. Além disso, para que você vai querer tanto edredom e colchas de cama, capas de travesseiros aos montes, 300 travesseiros na cama, se seu apartamento não vai ter nem onde guardar, nem onde lavar? E mesmo que tenha...já imaginou o trabalho que isso dá (tirar e colocar)? Compre o útil, ainda que opte pelo belo, mas que saiba que irá usar e que terá prazer nisso.
O meio ambiente agradece!

Imagem via
4. Fluxo de caixa:

Planilhe se for necessário, monitore a parcela que vem na fatura do cartão de crédito e a que já finalizou, o que é mais urgente comprar e o que não é. Não vá na onda de parcelar em 10 vezes sem juros! Faça o possível para se livrar de cada compra o quanto antes, pois você precisará de limite para algo que possa surgir no caminho!


Imagem via
5. Atribuições dele e dela

O fato é que eu e meu marido temos nossos rendimentos. Admito que, por enquanto, cada um administra o seu e eu acho que essa é a forma correta para um não querer controlar o outro. Assim, dividimos os pagamentos entre "contas dele" e "contas dela", para que cada um saiba dos seus compromisso financeiros e não se atrapalhe com os pagamentos. Ele ainda se atrapalha e acaba pagando algo com atraso ou na data do vencimento, porque esquece. (rsrsrs)


***

Por enquanto, essas são minhas dicas principais. Você acrescentaria alguma, por experiência própria?

Claro que isso não é muito, mas só o dia a dia vai te ensinar a lidar com cada coisa que surge...e não se engane, sempre aparece algo para pagar, comprar, mudar...

Uma ótima quinta!
:**

5 comentários:

  1. Bárbara
    Muito legal imaginar cada cantinho e decorá-lo ao seu jeito e de seu gosto! Uma delícia de momento, aproveite bastante.
    Beijokas,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara, eu não comprei meu apartamento na planta, então todo o processo foi um pouco mais rápido, já que entramos depois de uma pequena obra apenas. Só consigo imaginar a sua ansiedade para entrar definitivamente no SEU apartamento, torcendo aqui para que não demore muito mais!!! Belas dicas!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  3. mt boas dicas! acredito que seja tanta coisa pra resolver, mts gastos que a gente fica meio perdido msm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Não tenho experiência com isso (por enquanto rs) mas gostei muito das dicas!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  5. São dicas importantíssimas, Barb!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^