Frase de efeito: Livro - As vantagens de ser otimista.

Não analisar. Isso é o que mais faço, o tempo todo. Até quando não faz sentido, meu cérebro passa a analisar uma situação dezenas de vezes e isso me tira a paz. Muitas vezes o que acontece nem é tão importante, mas quando a cena passa, minha mente parece querer buscar e encontrar problema em tudo o que aconteceu, repassando cada cena, gesto, fala, e deturpando tudo a seu bel-prazer só pra me deixar na paranoia.

E caio nessa página do livro As vantagens de ser otimista, de Allan Percy, me dizendo que, provavelmente, eu seja uma pessimista por sair analisando a vida com uma lupa.



Quando nosso olhar pousa em algo de modo inquisitivo, acabamos distorcendo aquilo que vemos.


Sei exatamente de onde vem essa minha paranoia mental, infelizmente tá no sangue, na convivência. É algo que trabalho MUITO, luto MUITO para me livrar. Mas tem dia que a gente parece querer estar suscetível a analisar obsessivamente algo, a transformar uma gota em uma tempestade, a se fazer de vítima, a colocar o outro numa posição de vilão...entre diversas coisas que faço em momentos assim.

Mas, em contrapartida, ligo o lado racional e coloco ele em ação. Se não der certo, experimento contar a tal situação vista sob uma análise minuciosa, a alguém de confiança. Percebo, no momento em que deixo as palavras saírem, o quanto elas não fazem sentido.

E aprendo para a próxima. Até que não haja próxima.

Você faz isso?

:*
Uma terça de MUITA luz!

3 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas eu sou como vc.
    Gosto de analisar tudo.. estudar cada detalhe, mas não consigo ver isso como algo ruim.. AIII será? hahahahhahahaa

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara,
    Eu tenho este livro e estou precisando reler. Tb analiso e reanaliso, como se isto pudesse mudar alguma coisa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bem que to precisando desse livro na minha vida.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^