Inspiração: Desapego.

Em um determinado momento da minha vida fui obrigada a aprender sobre o desapego. Ultimamente tenho tentado ensinar a duas amigas a lição que aprendi com a vida (e certamente está registrado aqui no blog, em postagens bem antigas) e com meu relacionamento com meu namorado.

Hoje eu afirmo com toda a certeza do mundo: não sou apegada a ele. Ele me ensinou, eu aprendi. Vamos ler o texto que facilitou toda essa mudança e libertação dentro de mim:


“As abelhas nos dão um grande exemplo de DESAPEGO. Após construírem a colmeia, elas abandonam-na. E não a deixam morta, em ruínas, mas viva e repleta de alimento. Todo mel que fabricaram além do que necessitavam é deixado. Batem asas para a próxima morada sem olhar para trás. Num ato incomum, abandonam tudo o que levaram a vida para construir. Simplesmente, o soltam sem preocupação se vai para outro.
Deixam o melhor que têm, seja pra quem for – o que é muito diferente de doar o que não tem valor ou dirigir a doação para alguém de nossa preferência. Se queremos ser livres, parar de sofrer pelo que temos e pelo que não temos, devemos abrigar um único desejo: o de nos transformar. Assim, quando alguém ou algo tem de sair de nossa vida, não alimentamos a ilusão da perda. O sofrimento vem da fixação a algo ou a alguém. O apego embaça o que deveria estar claro: por trás de uma pretensa perda está o ensinamento de que algo melhor para nosso crescimento precisa entrar. Se não abrirmos mão do velho, como pode haver espaço para o novo?” 

Autor desconhecido

Pode ser clichê pois certamente você lá leu esse texto. Mas há 3 ou 4 anos atrás, ele fez muito sentido e uma enorme diferença em minha vida. Eu sou mais racional e consciente da realidade à minha volta graças a esse texto e ao momento que vivi quando ele veio a mim. Hoje compartilhei com duas pessoas que, acredito, podem conseguir extrair algo dele também. E resolvi trazer para o blog, pois nunca se sabe como você está se sentindo aí do outro lado.

Que te inspire!
:* 

4 comentários:

  1. Nossa Bah, realmente esse texto é maravilhoso, ter esse desapego das coisas boas, passar elas para o próximo sem interesses, dar andamento a engrenagem da vida <3

    Blog Jessica Pantoni | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Que texto incrível Bárbara! Não tinha lido ainda, viu? Serviu SUPER de inspiração, concordo demais com isso de "abrir mão do velho" para deixar novas energias entrarem!!!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  3. Essa questão de desapego é um pouco complicada pra mim. Consigo desapegar a coisas, mas não a pessoas. Tenho um certa dificuldade em esquecer amigos que não são mais tão amigos.
    Essa historia das abelhas é muito boa.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  4. Desapego é muito difícil, principalmente em relacionamentos, mas essa reflexão é ótima! Passarei para frente! ;)

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^