Dicas para lidar com o stress e não enlouquecer.

É importante sabermos os nossos limites. Digo isso porque vejo que estamos todos nos sobrecarregando o tempo todo, ou nos sentindo dessa forma, seja porque estamos correndo atrás de recuperar um prejuízo, buscando uma realização pessoal ou tentando ajudar outra pessoa.

É preciso que façamos coisas que gostamos para aliviar toda essa cobrança nossa, e dos outros, sobre nós. Eu tenho alguns rituais que me ajudam muito, outras coisas não chegam a ser um ritual mas basta uma pequena atitude pra gente sentir um pouco de equilíbrio dentro de nós.



1. Músicas de relaxamento:  músicas celta, sons da natureza ou Canto Gregoriano.

As músicas com sons da natureza me ajudam a equilibrar meu espírito, corpo e mente, que às vezes parecem trabalhar separadamente me tornando uma louca multitarefas. As músicas me permitem meditar e atrair sempre pensamentos e energias positivas.


2. Ir à praia. 

Você sabe que a água é condutor de energia né? E às vezes penso no quando a vida marinha sofre com as energias negativas provenientes do continente...mas é no mar que gosto de renovar minhas energias, o sal contribui muito nessa troca de carga energética e só o mar me ajuda nisso.



3. Incensos e Aromatizadores

O cheiro do ambiente interfere, e muito, no meu estado de espírito. Pode não haver nada lá, pode ser só um cheiro de um lugar comum, mas quando acendo um incenso ou coloco o aromatizados na tomada (com uma essência inebriante), eu transcendo. Sou uma pessoa extremamente olfativa, e bons aromas são energias que somam.


4. Sentir o vento.

Você já sentiu o vento em algum momento de sua vida? Às vezes, estou na rua resolvendo algo naquele corre corre, e de repente vem um vento maravilhoso, uma brisa que parece até marinha (mesmo eu não morando tão perto do mar)...eu só fecho os olhos e sinto um pouco do vento passar. Se der pra parar eu paro e fecho os olhos. Senão eu só diminuo o passo e fecho os olhos, para não meter a cara em um poste.


5. Assistir o vento brincando com as árvores.

Olhar para a copa das árvores e ver como o ele as balança....a gente balança junto, fica tão fascinado que se esquece de qualquer coisa aqui embaixo, enquanto imagina aquele silêncio ali em cima.



6. Me perguntar: isso é problema meu?

Ahhhh...isso tem me ajudado tanto? Eu estou aprendendo que opinião a gente não dá nem quando é solicitada. Mas dou assim mesmo. Só que agora tem um diferencial, passei a me perguntar se preciso mesmo opinar, interferir, me preocupar com determinado assunto. Se não vai mudar nada na minha vida, se não posso mesmo mudar a atitude de alguém, então ignoro. Como sou boa na arte de ignorar, estou me especializando nela.

7. Se distanciar.

Se alguma conversa ou pessoa não está te fazendo bem e você não quer partir pra grosseria, o melhor é se distanciar da situação. Com a arte de ignorar você nem precisa sair de perto da pessoa, você pode apenas começar a pensar em boas e importantes coisas que você tem pra fazer e logo não saberá diferenciar as palavras que saem da boca da outra pessoa.



8. Banho com direito a chuveirada na cabeça.

Não tem nada que ajude a desestressar mais do que água. Pelo menos pra mim. E quando você toma um banho de corpo e alma a coisa parece funcionar ainda melhor. Depois se joga no sofá, lê um livro, vê um filme ou seriado, e talvez você até cochile de tão relaxada que vai se sentir.



9. Assistir filmes: no cinema ou em casa.

LÓGICO que nada se compara a ir ao cinema, cinéfilos são assim. Mas às vezes eu só quero esquecer uma preocupação que não está me fazendo bem e não vai mudar em nada na minha vida, então aproveito para ver um filme e dele tirar lições.


Enfim...essas são algumas das coisas que mais gosto de fazer pra relaxar e não me permitir enlouquecer. Depois de certa idade temos que nos preocupar ainda mais como nossa saúde mental!

Você tem algum jeito especial de lidar com situações que te tirem do eixo? Me conta!
:*
Uma segunda maravilhosa!

4 comentários:

  1. Bárbara, que dicas ótimas. Tem vezes que a gente tem que fazer alguma coisa se não pira, mesmo.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara,
    Adorei o post. Pena que não tem praia por perto de onde eu moro.
    Adoro o vento e o som do vento. Tenho um carrilhão (mensageiro dos ventos) no quintal, perto da janela do meu quarto, e desestressa mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Barbara!
    Infelizmente não tenho como ir a praia, mas me energizo com a água seja tomando um banho e gosto de sentir o vento no rosto quando faço uma caminhada no parque.
    Big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Oi Bárbara, esses itens 6 e 7, nossa, como fazem bem! Não adianta a sente se estressar com algo que está fora do nosso controle (ou não nos diz respeito). E ficar perto de negatividade só atrai negatividade, fato!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^