Frase de efeito: Gabriel Perissé

Oi gente!


A frase de hoje é fruto de minhas pesquisas para o meu TCC lá do curso que já começa a entrar na reta final. Eu buscava uma epígrafe que tivesse mais a ver comigo do que com meu tema, e encontrei uma descrição belíssima do Gabriel Perissé, onde ele fala sobre o leitor e os sentimentos experimentados pelos amantes da leitura.

Quem vê a leitura como um meio de conhecimento real do mundo e de si mesmo, sabe, experimenta na carne que a leitura bem feita deflagra um complexo exercício interior de difícil descrição.

Ao ler, ponho em ação os sentimentos, a vontade, a memória, a imaginação, a inteligência. Nasce dentro de mim uma agitação bem organizada, como a dos formigueiros e das colmeias.

No momento em que li, senti como se o Álvaro de Campos (meu heterônimo favorito do Fernando Pessoa) estivesse dizendo essas palavras. Emocionante, e provocaram um efeito real em mim.

Epígrafe escolhida!

:**

4 comentários:

  1. Oi Bárbara,
    Acho que nem todos os livros provocam essa sensação, mas os que provocam sempre obrigam a gente a procurar mais e mais obras do autor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bárbara,
    Concordo com a colocação da Betty, nem todos os livros provocam essa sensação, mas por outro lado, penso que aqueles que causam essa sensação são inesquecíveis.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!
    Ler é mesmo maravilhoso.
    Estou tentando muuito fazer com que meu filho leia diariamente e goste...acho que estamos avançando.
    Beijos

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^