Frase de efeito: Caçadores de Obras-Primas

Este filme fala sobre um grupo de 13 especialistas em história da arte (arquitetura, artes, enfim...) que decidiram proteger obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Considerada pelo líder da equipe, George Stout (George Clooney), que estão "no ponto da guerra mais perigoso para os tesouros históricos da humanidade". Isso se passa durante o declínio de Hitler na Alemanha, e eles defendem o ponto de vista de "porque" proteger objetos enquanto pessoas morrem na guerra, da seguinte (e linda) forma:

Se fossem honestos nos contariam a verdade. Contariam que com tantas mortes o que importam as obras de arte?

Eles estão errados, porque é justamente por elas que lutamos. Por nossa cultura e por nosso modo de vida. Pode-se dizimar uma geração de pessoas, e queimar suas casas e terras e ainda assim elas voltarão. Mas se forem destruídas  suas realizações e história, será como se nunca tivessem existido.

E ele está certo. Sempre que nos vemos em uma situação desesperadora, pensamos em proteger nossos objetos que temos por "preciosos", seja num incêndio ou numa enchente. Ainda que isso coloque nossas próprias vidas em risco, lutamos por elas.

Porque numa guerra seria diferente? A vida humana não é menor que objetos de arte, mas os objetos também devem ser preservados, por contarem uma história, nossa história.

Se vocês ainda não assistiram esse filme, não deixem de ver. É muito emocionante, tem ação, aventura e algum tom de comédia. Além de ser baseado em fatos reais que torna tudo ainda melhor.

Uma terça maravilhosa a todos!
:**

2 comentários:

  1. Las obras de Arte hay que protegerlas y defenderlas. Son parte de una Historia y siempre dejan algo que decir a nuestros generaciones posteriores.
    Seguro que me encantará esta Película.
    Siempre es un gusto y un placer seguir tu blog y estar conectado con una de mis favoritas seguidoras brasileñas.
    Abraços e Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme deve ser fantástico. Gostei da frase tb.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^