E agora?

Já reparou que muita gente não consegue lidar com responsabilidades? Não conseguem absorvê-las, não conseguem lidar com as consequências que elas trazem, e no fim elas jogam isso para você decidir por elas.

Na minha família sempre foi assim. Sempre jogavam os problemas e eu sempre tentava resolver. Não compreendia que isso se tornaria um vício que só faria mal a mim, por que quando é família, você acha que tem obrigação de ajudar sempre. Mas quando se lida com adultos não é assim que funciona.

Aqui no meu trabalho, por se tratar de uma Diretoria de Departamento (de Média e Alta Complexidade da SESAU), as pessoas estão sempre buscando solução. Todo tipo de demanda chega por que tudo o que ninguém sabe resolver, manda pra nós (quando digo TUDO, exemplifico quando alguém está procurando um advogado e informaram que é no setor onde trabalho, que é estritamente setor saúde). E aí, escuto aquela velha pergunta: "e agora, faço o que?".

Imagem via

Gente...não dá não. Eu tenho que ficar pensando em soluções para tudo o que chega até mim? De uns tempos pra cá comecei a responder: "como vou saber?". Se te dou opções é porque o seu assunto diz respeito ao setor onde trabalho, mas se mesmo assim você não consegue achar uma que se adeque à sua necessidade...como vou saber???

Imagem via

Se a demanda que vem até nós, nada diz respeito com o Departamento ou mesmo com o setor saúde, a única resposta que posso dar é "você está no lugar errado", e o seu "e agora?" cabe apenas a você. As pessoas precisam parar de transferir para o outro a resolução para os seus problemas, até por que depois vai querer um bode expiatório para crucificar quando não conseguir o que precisa.

"E agora?"... Agora você se vira e encontra seu rumo pois, até para ajudar tem limite. Aprenda a definir seu caminho, escolher dentre as opções ou criar novas opções. O que você não pode fazer é esperar que o outro resolva por você qual atitude você deve tomar na sua vida.

Não quero que você interprete mal, como se eu fosse a megera que não sabe ouvir e ajudar. Pelo contrário...é quase uma exploração, e o meu setor de trabalho é parecido comigo, pois realizamos a escuta acurada para dar ao usuário SUS um rumo correto na Rede. Não deixamos ninguém sair daqui sem as soluções que nos cabem.

:**
Uma linda quinta!

6 comentários:

  1. Oi Bárbara,
    Me aposentei no comecinho de novembro, e isto acontecia muito no meu trabalho também. Outras secretarias, não sabendo onde mandar, jogavam para a Secretaria do Trabalho, e jogavam as coisas mais absurdas!
    Na vida pessoal, criei minha filha sozinha, pois o pai dela era muito irresponsável. Assumi responsabilidade de dois, mas estou viva e bem, enquanto ele continua a repassar as responsabilidades, que seriam dele, para a família toda e ninguém está aguentando mais. Até hj ele mora com o pais e tem 4 filhos, sendo que nunca sustentou nenhum.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa...tem gente pra tudo! E por mais que saibamos disso, não conseguiremos nos acostumar jamais!
      ;*

      Excluir
  2. Deve ser bem cansativo ter que dar solução para muitas coisas né!
    Mas nem sempre dá pra ajudar todo mundo mesmo!
    Tenha um ótimo final de semana!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  3. Barb, acho que isso acontece em todos os empregos! E o pior é na vida pessoal, né? É muito fácil jogar pra outra pessoa a responsabilidade!
    Adorei a reflexão!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  4. Acho muita comodidade jogar os problemas nas costas dos outros sabia? Infelizmente no trabalho acontece muito.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Complicado, né Bárbara? As pessoas estão acostumadas a jogar a responsabilidade para o outro ~ e você que se vire para ajudar, né? Isso acontece em muitas áreas, acredite. Por essas e outras é que a gente tem que aprender os nossos limites (e a dizer não também, sempre que necessário). Um beijo querida e uma ótima semana!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^