Inspiração: sensibilização.

Ontem estava assistindo ao jornal local e, enquanto eu vi a notícia sobre um alagamento em um bairro de Salvador, devido às chuvas recentes, pensava nesse post. Algo que aprendi e me marcou durante a pós graduação foi uma palavra: sensibilização.


Você já vai entender. Ao final da reportagem do jornal que citei, a notícia informava que o alagamento que acabou invadindo casas no tal bairro, na verdade ocorreu devido à quantidade absurda de lixo que entupiu as "bocas de lobo" ali existentes. "Pneus e garrafas PET em grande quantidade", disse o servidor público responsável para resolver o problema.

Chegou a ser engraçado ver as pessoas reclamando porque a água inundou suas casas e tinham água até o joelho, sem enxergarem a própria culpa. A situação não é engraçada sob nenhum aspecto. Mas a cegueira é uma das piores coisas que pode abater o homem.

Voltando à palavra que aprendi durante a especialização, é preciso SENSIBILIZAR as pessoas sobre o meio ambiente. Isso que ocorreu em um bairro, com tão pouca chuva, é apenas um breve sinal de que as pessoas não possuem CONSCIÊNCIA sobre a realidade à sua própria volta. O quanto a pequena ação de não jogar lixo na rua ou em lugares inapropriados, pode lhes dar qualidade de vida.

Aprimorando o entendimento aqui, eu aprendi que não existem ações de CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL e sim, SENSIBILIZAÇÃO das pessoas, pois a consciência desenvolvemos sozinhos.  Ela faz parte de nós e não pode ser ensinada.

Sensibilizem quantas pessoas vocês puderem. Quando o ato de cuidar do planeta fizer parte do sentimento humano, seremos melhores e viveremos melhores.

Uma quarta iluminada!
:**

4 comentários:

  1. Oi, oi!

    Nossa, que horror! Não ando acompanhando o jornal, então, nem sabia desse alagamento aí. Putz! Salvador é conhecido pelo calorão e tals... Vê-lo desse jeito é tão triste. =/

    Espero que as coisas melhorem...

    E tu tá mais do que certa. Infelizmente, com o passar dos tempos as pessoas se tornaram tão egoístas. Não pensam mais nas consequências que seus atos podem causar...

    Bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  2. Nossa Bárbara, é realmente triste ver que as pessoas só se mobilizam para cuidar do entorno quando acontece alguma tragédia. :(

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Bárbara,
    O problema é maior do que isto, pois quem joga lixo na rua, normalmente, não faz no seu próprio bairro, mas sim no bairro do vizinho. Acho que a melhor forma de conscientizar, em primeiro lugar seria colocando duas lixeiras públicas por quadra e que estas lixeiras fossem limpas, pelo menos um vez por dia (nos países de primeiro mundo é assim), em segundo lugar multar quem jogou lixo na rua, mas para multar é preciso que primeiro o poder público dê a oportunidade das pessoas jogarem lixo na lixeira, não é mesmo?
    Multa sensibiliza o bolso.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma verdade. Não sei até onde o tal bairro é equipado com lixeiras. Mas em Salvador já se cobra multa por quem joga lixo no chão.

      :**

      Excluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^