Dica de quinta: Sniper Americano


Sniper Americano não é só um filme que fala da guerra dos Estados Unidos com um inimigo que eles criaram, nem apenas sobre a criação de indivíduos que acreditam que precisam derrotar esse inimigo.

Clint Eastwood, como sempre, nos permite transitar pela vida de um atirador do grupo de elite das forças armadas americanas, um SEAL, com atenção aos detalhes. É possível notar a importância que a vida daqueles homens teve não para o seu país, mas para eles mesmos e suas famílias. Em algum ponto o homem sempre se esquece dos motivos que o levaram a fazer tal coisa, mas não o Chris Kyle.


É uma historia baseada em fatos reais, mas que facilmente poderia cair no clichê de qualquer outro filme de guerra do pós 11 de setembro. Facilmente me irritou no começo aquele excesso de patriotismo, mas então percebi que o foco do filme era tão Chris Kyle que se tratava de seu patriotismo.

Gostei MUITO de assistir. Achei que ia ficar enjoada com aquela doentia mania americana de achar que o patriotismo louco e exacerbado deles é a coisa mais linda de ver, porque não é. Mas não teve isso. Teve riqueza de detalhes, o silêncio, a tensão que vive o atirador de elite.


Exibe um pouco o outro lado, o do país invadido, onde crianças, homens e mulheres acabam envolvidos em uma guerra que não é deles, e nem em nome do seu Deus.

Preciso dizer que o Bradley Cooper me surpreendeu. Eu não conheci o Chris mas acredito que ele interpretou muito bem o papel, me fascinou ver o trabalho e a dedicação do ator em representar aquele herói (para as pessoas que ele conheceu e para o que ele acreditava) não só no físico que ele teve que alcançar para parecer com o rapaz (18 quilos a mais e muito treino), mas com toda uma interpretação que poderia ser facilmente clichê e não foi.

Outro detalhe que me lembrei...não tem aquele corre corre nas filmagens, como outros filmes do tema. Tem minúcia, espera, trabalho. Cenas fortes sem exibir violência e cenas de atos cruéis sem mostrar crueldade.


Eu já sabia como a história do Cris acaba, mas o real COMO me frustrou.
Só que essa parte não posso contar, você vai ter que assistir. Aliás, eu quero ver de novo já!
E quero ler a autobiografia pra ontem!!

:**
Ótima quinta!

6 comentários:

  1. Olá Barbara,
    Só ouvi elogios nesse filme. Gosto do trabalho do Bradley Cooper.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu! ele me impressionou nesse papel como ele fez em O lado bom da vida. Ambos ele faz lindamente!

      :**

      Excluir
  2. Assisti e também gostei muito Bah, só fiquei muito tensa na parte do garotinho!

    Uma ou Outra | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei!
      Pensei que realmente você tem que ir contra tudo o que você acredita pra fazer esse trabalho...chega a ser desumano.

      :*

      Excluir
  3. Oi Bárbara,
    Assisti e gostei muito, mas no final tinha chegado a conclusão que o Chris estava viciado em matar e que não tinha lugar em um mundo sem guerra. Tanto é que ele prestava auxílio aos outros soldados ensinando a caçar, ou seja, matar!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Betty! Isso já veio da criação dele né...mas realmente é uma conclusão correta. Chega a me incomodar a forma dele pensar que o mal estava naquele povo, mas não no fato dele matar pessoas para proteger "os seus".

      Enfim, uma bela história e película. ^^

      Excluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^