Dica de quinta: Doações direcionadas.

Olá!


 Nesse clima de tensão que estamos vivendo esses dias, nem tanto a guerra me preocupa porque não é algo que tenhamos que nos envolver. Nem mesmo concordo com essa declaração de guerra, mas isso é conversa pra outro dia. O que me preocupa hoje é que, depois de ter devastado todo o Rio Doce, a lama de dejetos da Samarco vai acabar com um ecossistema frágil como o de Abrolhos, isso me entristece e me revolta!

Em paises desenvolvidos com certeza não estariam apenas extorquindo a Samarco com multas sobre multas (que tem mesmo que pagar!), mas já teriam cobrado providências para que a tragédia não tivesse tomado a dimensão que tomou e que ainda está para piorar.

Algo que aprendi na Oficina de Desastres é a desencorajar doações. Você pode pensar que há algo errado nessa frase mas não há. Doações acabam piorando a situação porque (graças a Deus!), muita gente colabora, e isso gera uma demanda tão grande de roupas e alimentos que acabam sem o acondicionamento correto. Roupas são um grande problema devido ao cheiro! Quando juntam roupas aos montes elas exalam cheiro de diversas coisas (maus odores, naftalina...) e isso prejudica os profissionais que tem que separar o que realmente é necessário do que foi enviado apenas porque alguém viu a oportunidade se livrar de algo.

Se você tiver que se livrar de algo que não serve, NÃO DOE. As pessoas já estão sofrendo as consequências de um desastre (seja ele qual for) e não é por isso que vamos mandar roupas sujas e rasgadas.

A dica que fica é a seguinte: Encoraje doações direcionadas.

Espere que digam o que precisam, e se for dinheiro, priorize o depósito bancário. Ou observe as notícias e perceba o que é mais necessário e mande. E quando mandarem cessar as doações, compreenda e não mande nada.

Em algumas situações atrapalhamos mais do que ajudamos e precisamos estar atentos a isso, porque assim ajudamos ainda mais.

Uma ótima quinta pra gente! 
:*

4 comentários:

  1. Puxa Bárbara, que post esclarecedor! Muitas vezes a gente quer ajudar e acaba atrapalhando, né? Muito bom o conceito de doação direcionada!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post!
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Bárbara,
    Mega importante o seu post! Eu compartilhei na minha página do FB.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, ótima postagem para conscientização de todos.
    Beijinhos.
    http://www.estilosaefeminina.com.br/

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^