Inspiração: Leitura - Diários da Presidência.

A Saraiva sempre me manda alguns folhetos promocionais por e-mail e essa semana recebi um com um livro que achei interessante: Diários da Presidência. O livro se baseia e gravações feitas pelo presidente Fernando Henrique Cardoso enquanto no cumprimento dos mandatos presidenciais entre 1995 e 2002, o que fez a Companhia das Letras dividir as histórias em 4 edições.



A articulação política para a formação do governo. O necessário convívio com o fisiologismo. As intrigas palacianas. Os atritos com o Congresso. A negociação com os setores retrógrados. A reforma do Estado. A solidão. Durante seus dois mandatos como Presidente da República (a primeira entrada data de 25 de dezembro de 1994, quando o presidente eleito mas não empossado reflete sobre a composição do ministério), Fernando Henrique Cardoso manteve o hábito quase semanal de registrar, num gravador, o dia a dia do poder.
Os diários têm a franqueza das confissões deixadas à posteridade — como de fato era a intenção original do autor. Neles transparecem as hesitações do cotidiano, os julgamentos duros de amigos próximos, os pontos de vista que mudam com os fatos, as afinidades que se criam e as que arrefecem. Para o leitor, são não só uma janela aberta para a intimidade do poder como uma ferramenta valiosa para a compreensão do Brasil contemporâneo.



A curadora do acervo da Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso, Danielle Ardaillon, é quem faz as transcrições dos registros orais e eu realmente me interessei pela leitura. Não sei porque, mas acho que o fato de estar lendo "Bom dia, Sr. Mandela" me fez perceber que precisamos saber um pouco mais do dia a dia de um presidente da república. Eu acho que farei essa aquisição quando concluir o livro sobre Mandela.

Você já sabia sobre essa obra? Faz parte do seu gosto literário ou da sua curiosidade cidadã?

:*
Ótima quarta!

2 comentários:

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^