Inspiração: Pai.

Oi gente!


 Com a proximidade do dia dos pais resolvi referenciar meu pai como uma inspiração pra mim. Claro que a minha mãe sempre será uma referência e inspiração maior, por toda a luta e esforço durante nosso percurso de vida. Mas minha mãe, apesar de contadora, jamais foi muito boa com finanças.

Mas, nesse sentido, meu pai é minha fonte de inspiração.  Não convivo com ele desde os 7 anos (há 25 anos), o vejo a cada dois anos quando ele resolve vir ao Brasil e olhe lá, porque de 30 dias que ele passa aqui, só consigo vê-lo aos finais de semana.

Mas durante esses 25 anos, pelo menos uns 17 ele passou nos sustentando através de pensão, já que ele e minha mãe findaram o casamento após alguns anos da partida dele para os EUA. Enquanto crescia sempre ouvia ele reclamar e aconselhar sobre guardar dinheiro, não gastar mais do que você recebe, e nem mesmo comprometer tudo o que recebe.

Durante a faculdade eu tentei fazer essa tal economia mas não rolava. Eu queria trabalhar e ele dizia que não precisava...mas foi bem cômodo pra mim não trabalhar, porque se eu quisesse teria trabalhado e não precisaria contar a ele.

Hoje eu percebo que ele sempre teve razão, e me moldei a analisar todos os meus gastos. Sempre me pergunto "eu preciso mesmo disto?", e algumas vezes cedo à tentação, mas geralmente saio correndo pra longe do consumismo que nos tenta. Eu tenho propósitos e para alcançá-los é necessário abdicar de algumas coisas, passeios, roupas, festas, pois senão não serei bem sucedida nisso.

Mas como meu pai me ensinou a jamais comprometer todo o meu dinheiro, hoje eu consigo ter meus momentos de lazer (ainda que poucos), para não parar de viver enquanto percorro a estrada dos objetivos alcançáveis. Ele me disse pra juntar dinheiro, ainda que pouco, porque um dia teria o suficiente guardado então eu posso e faço isso.

Ele me disse que o problema do brasileiro é que nós só queremos emprego e não aceitamos um trabalho. O americano aceita qualquer trabalho, porque o importante é ser produtivo. Então eu resolvi ter não só um emprego, mas um trabalho autônomo que me favorecesse financeiramente, ou seja, se eu tiver alguma necessidade de comprar algo não estarei privada daquilo pois tenho um trabalho extra.

Já alonguei demais esse post, e a inspiração que o meu pai é pra mim não é só na área de finanças. Ele foi um bom pai, ou tentou ser. Porque com todas as dificuldades e distância, ele jamais nos desconsiderou como filhas, e jamais deixou de existir pra nós.

:***
ótima quarta!

Um comentário:

  1. Oi Bárbara,
    Eu pouca vezes pisei na jaca com dinheiro. Minha mãe me ensinou que dinheiro não aguenta desaforo e eu sou muito responsável com dinheiro. No momento estou encarando trabalhos extras também, pois quero aumentar meus ganhos.
    Fiquei curiosa para saber que trabalho autônomo vc está fazendo.
    Bjs

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^