Além da Liberdade - 2011

Assisti a dois filmes ontem, mas prefiro falar desse aqui que é muito mais marcante.


Eu fiquei imaginando o tempo todo: "onde estava que não vi nada disso em jornais ou qualquer outro meio de comunicação?"

É essencial pra mim ver que uma mulher tem essa força e sacrificou sua própria vida para tentar proteger a população do seu país tentando implantar a democracia e livrar seu povo de um governo militar opressor e extremamente brutal.

O país é Birmânia, mais conhecido como Myanmar, localiza-se ao sul da Ásia, entre a China, Tailândia, Bangladesh e India.

A luta dessa mulher dura até hoje, e chego a comparara com outros líderes políticos que tiveram seu êxito após muito sacrifício pessoal, e muitos anos de vida.

A sinopse do filme:


"O filme foca na líder pró-democracia e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi que sacrificou sua felicidade e da sua família por uma causa maior em sua luta contra um regime militar opressor perigosamente hostil, durante a qual ela foi colocada em prisão domiciliar em Burma por mais de uma década por sua batalha não-violenta pelos direitos humanos. Seu marido, Michael Aris, diagnosticado com câncer de próstata terminal, foi incapaz de entrar no país apesar dos pedidos do secretário-geral das Nações Unidas e do Papa João Paulo II, e quando finalmente Suu Kyi foi libertada, ele havia morrido, com os dois tendo ficado os últimos três anos sem se ver. Apesar dessa tragédia, Suu Kyi continuou sua luta pela democracia no seu país e continua fazendo isso até hoje.” 



Outra "descoberta" que fiz foi quanto à música Unplayed Piano de Damien Rice. Eu já tinha visto o clipe e as imagens da Aung San no vídeo, mas acho que não me liguei muito na importância da luta dessa mulher, e na importância que a divulgação do seu trabalho tinha.




Unplayed Piano é um single de Damien Rice e Lisa Hannigan do ano de 2005 feito para apoiar Aung San Suu Kyi que estava sob prisão domiciliar em Mianmar desde 2002. O sigle foi lançado em ocasião do 60o. aniversário de Aung San. A canção foi compostam por Damien após visitá-la e posteriormente incorporado à campanha Burma, pela libertação de Auug San. Rice e Hannigan gravaram o single e Damien realizou um show no London Palladium para aumentar a visibilidade da campanha. Também deu uma entrevista ao The independence para explicar as motivações para o single. A capa do álbum é uma fotografia de Aung San Suu Kyi, pela fotógrafa Micheline Pelletier.

Super recomendado!

3 comentários:

  1. Oi Bárbara,
    Estou na maior luta tentando achar o "Além da Liberdade" para baixar, mas o filme foi removido da net. que pena...
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  2. Adorando o seu bloog!! Não conhecia!!
    Beijinhos!!!

    Da uma passadinha, tem coisa nova: http://www.blogdatarde.com/2012/09/hoje-eu-fui-assim-get-it-started.html#.UFE-VbJlR8Q

    ResponderExcluir
  3. nossa, esse além da liberdade parece ser muitoo bom hein!
    beijoos, querida!

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^