Uma vida tem a mesma importância que a outra.

Oi gente!

como foi esse feriadão?

Hoje, de volta ao trabalho, eu trouxe uma reflexão para nós.


Assistindo ao filme Jogos Vorazes: The Mockingjay com minha cunhada dia desses, ela pareceu me ver em um dilema numa cena do filme. A cena tratava-se de uma evacuação mas uma menininha primeiro pensou no seu gato de estimação e foi salvá-lo. Ela foi imprudente pois quase morreu e  colocou duas outras vidas em perigo, já que esses dois foram tentar resgatá-la.

Minha cunhada então comentou: eu ia lá me preocupar com gato, minha vida primeiro.

Esse é o nosso pensamento na área de segurança do trabalho, ela é engenheira experiente e eu uma quase técnica.

O fato é que eu disse a ela que uma vida não é mais importante que a outra, mas eu me referi apenas ao tom de voz que ela usou, pois tratou o animal com desprezo, como se fosse insignificante um gato a mais ou a menos. Tenho certeza que se fosse uma criança, em lugar de um animal, mesmo sendo filho de terceiros, ela não pensaria assim.

Óbvio, numa emergência eu tenho que pensar em minha segurança 10 vezes antes de pensar na de outrem. Isso porque só há salvamento se não houver vidas perdidas. Eu não estava em um dilema, só quis dizer a ela que não precisava falar sobre o animal com desprezo, não era da questão de segurança que estávamos tratando.

As pessoas esquecem de ensinar valores como esses aos filhos. Mas o consumo, o desrespeito ao meio ambiente esses parecem já enraizados nos seres humanos....só que todos nós esquecemos o quanto estamos interligados, o quanto não existiremos quando todos eles deixarem de existir, e é por isso que uma vida, seja ela qual for, tem a mesma importância que a outra.


:**
ótima quarta!

6 comentários:

  1. Oi Bárbara,
    Se eu for começar a falar sobre isto, acabo escrevendo um livro. Sei que a maioria das pessoas não pensa como eu, mas sou vegetariana pq acho que todas as vidas são importantes e não me julgo melhor do que um boi, um coelho ou um gato.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente como me sinto Betty..acho que essa é a diferença...não pensamos apenas, sentimos também.

      :*

      Excluir
  2. O desrespeito é geral. Ultimamente ando sem paciência com isso e com muitas outras coisas que demonstram falta de moral, até o chamado "jeitinho brasileiro", que não é nada mais que fazer as coisas de uma forma errada desde que o resultado seja o que vc quer. Não é egoísta demais? O que esperar de um país que fala com orgulho dessa característica?
    Tenho ensinado outros valores para meu filho e vejo que muitos pais têm a mesma preocupação. Nem todos, infelizmente. Será que há esperança para o futuro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esqpero que sim Debora, tem que haver esperança...pois enquanto há pessoas que não se importam existem gente como nós que sim.

      :*

      Excluir
  3. Oi Barbara,
    Claro que a gente tem que preservar a nossa segurança, mas se eu visse uma pessoa ou animal que estimo muito em perigo, faria como a menina para salvar a vida.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^