Diário da gravidez: 1º Trimestre da gestação.

Conforme prometido, iniciamos a semana com um breve diário da gestação. Eu não trouxe taaantas informações antes, por não querer transformar o blog em algo especificamente voltado à gestação. Mas precisamos falar sobre, né?! E preciso deixar registrado esse período que me trouxe aprendizado pra caramba, e só está começando.







O de sempre né?! O fluxo atrasa e você corre pra fazer beta. Aí o bendito dá "indeterminado". Aí você não conta pra marido pra ele não enlouquecer junto com você e espera uma semana para fazer novamente o beta. E então o super positivo! 

A diferença é que tenho hipotireoidismo e tomo remédio para controlar e toda a minha preocupação era não engravidar sem que ele estivesse controlado (estava completamente  alto o meu TSH no início da gestação). Foram dias loucos e preocupantes pra mim, tive apoio de minha recém colega de trabalho na época, que inclusive estava completando seu primeiro mês de gestação. Minha endocrinologista acertou minha dose e em poucos meses estava tudo controlado.

Fui à primeira consulta pré-natal e o médico perguntou se era gestação confirmada e eu desdenhei do beta, pois eu ainda achava que as taxas estavam elevadas por causa do remédio da tireoide. Na mesma semana fiz, com ele mesmo, o primeiro ultrassom. Aí eu disse "agora sim eu acredito!".


Super magra, por não conseguir me alimentar direito.


Muitos. Eu jamais vomitei por conta dos enjôos, mas era absurdo sentir cheiro de café e comida. Graças a Deus não enjoei cheiro de perfume, não saberia viver sem! Por conta de não conseguir almoçar direito (eram três garfadas em meia hora!), meu peso se manteve o mesmo no primeiro trimestre, 50,8kg. Provavelmente emagreci mas a balança permanecia a mesma devido ao bebê estar crescendo.

Os gases eram à noite, como se acumulassem de tudo o que comia durante o dia (água de coco, frutas, biscoito salgado integral...quase nada!) e era doloroso. Eu deitava cedo para dormir pelo sono intenso mas, também, pelos gases que não me permitiam fazer mais nada. Gente...ficava preso próximo ao meu estômago, pra completar!

A azia também era terrível, principalmente quando juntava tudo. Mas de dia eu buscava comer frutas que ajudassem a lidar com isso. À noite era impossível...tinha que gemer até pegar no sono mesmo, principalmente pela azia e gases.


Talvez vocês lembrem que comentei NESTE post sobre a música Vieste, do Ivan Lins. ela me vinha como trechinhos na mente (não sei por que, uma música tão antiga que ninguém ouve mais), até que pesquisei e encontrei e senti a emoção dessa música para o momento que estava vivendo. E digo mais, cada dia essa música ficou (e está) mais forte em mim, me deixa mais e mais emocionada cada vez que penso nela, na letra dela... enfim, os hormônios ajudam!



Eu não entendia nada sobre essas questões de palpites. Até achava um exagero das grávidas antes de estar uma. Além disso, algumas pessoas questionavam se meu médico me passou isso ou aquilo e eu não gostava por que, se ele é obstetra ele vai me receitar/indicar tudo o que toda grávida precisa para a gestação. O ácido fólico foi a primeira coisa que indagaram. Enfim...não parou por aí.


Eu já percebia meu pacotinho ali no pé da barriga.


O bebê eu não senti. Mas sabe aqueles gases? Toda vez que eles passavam perto do meu útero eu sentia a pequena protuberância do útero. A pessoa não tinha barriga alguma antes de engravidar (meta alcançada!) então era muito fácil pra mim distinguir esses detalhes.



Sabe a colega de trabalho? Como começamos a trabalhar juntas em janeiro de 2017, sentávamos lado a lado e já conversávamos sobre engravidar há um ano antes. Isso porque, apesar de estarmos em setores diferentes, nós nos encontrávamos muito nas Oficinas de Preparação e Resposta a Desastres em Saúde. Quando fui trabalhar junto com ela, ficou tudo mais próximo. Ela engravidou e exatas quatro semanas depois, lá estava eu. Compartilhamos todas as nossas dúvidas e medos da gestação e isso foi e ainda é imprescindível pra nós.



A, o BabyCenter é um app sensacional que ajuda muito as mamães (principalmente as de primeira viagem). É quase um médico portátil tirando nossas dúvidas e neuras, amenizando preocupações bobas e até fortes que nos surgem! Se você conhece alguma mamãe de primeira viagem, pode recomendar pra ela (como sugestão, não como obrigação, heim!?).


Acho que não esqueci de nada da minha experiência no primeiro trimestre. Caso tenha algo que queira saber, pergunta que respondo ^^

Uma lindíssima semana serena para nós!

4 comentários:

  1. Que legal esse post, e amei a dica do app, muito interessante... já que no começo deve dar muita neura boba mesmo!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  2. Você ficou muito linda grávida. Muita gente adora criar paranoia na cabeça das grávidas. Na dúvida, melhor esclarecer com o médico.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E foi o que fiz Lulu, não deixava o povo maltratar minha mente não.

      :**

      Excluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^