Charge de efeito: Crítica, construtiva ou destrutiva?!

Ainda no tema das críticas construtivas, admito que algumas doem e muito! Mas se elas são ditas para nos fazer refletir e aprimorar enquanto pessoas, então elas são necessárias. O único problema está em como as pessoas resolvem fazer essas críticas, em como elas dizem para nós que algo que fizemos não está bom ou que não foi legal.

A charge da linda Mafalda, a seguir, ilustra em palavras explícitas aquilo que estou falando:

Imagem via

Quando alguém nos critica demais, e inclusive pelo nosso jeito de ser, isso é muito ruim. Acho que estou pagando por ter dito à minha mãe diversas vezes como ela deveria agir ou se comportar. Bem feito pra mim! Já tem um tempo que não faço isso, mas acredito que estou recebendo em retorno. O melhor que faço é ignorar e me impor quando a crítica não me ajuda em nada, não constrói nada de bom dentro de mim.

Então bate e volta. O que nós todos temos que aprender é não criticar, mas se for necessário devemos buscar uma forma de fazer isso sem ofender ou agredir! Construir, somar, sempre!

:*
Uma linda terça!


4 comentários:

  1. Oi Bárbara, o problema é que a maioria das pessoas critica com o intuito mesmo de ferir, de colocar o dedo na ferida... São poucos os que criticam querendo realmente apontar questões que precisariam de uma melhora. O negócio é a gente se policiar sempre, para não cair nesse primeiro grupo de pessoas.

    Um beijo querida :* Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  2. Bom, dessa tirinha a crítica não é construtiva! Mas ter alguém nos falando quando e como agir é bem chato. Basta nos colocarmos no lugar da outra pessoa!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa charge é tão estúpida (de direta ao ponto) que chega a ser engraçada. Eu amo Mafalda e entendo que ele quis fazer uma crítica às críticas, mas realmente, as vezes a gente nem se dá conta, mas o jeito de falar algo faz TODA diferença...


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  4. Oi Bárbara,
    Nem sei o que dizer. Esta semana fui vítima das tais críticas construtivas... Não sei se gosto. Estou numa fase de colocar tudo na prateleira. Não gostei, coloco na prateleira, mas estou vendo que a tal prateleira não vai aguentar e logovem abaixo.
    Bjs

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^