Dica de quinta: maioridade penal!

Semana passada eu disse que traria um tema muito interessante pois ando lendo um pouco sobre ele. O assunto é maioridade penal. Eu vejo que a sociedade (inclusive eu) tem uma forma de entender os crimes e os criminosos a "olho por olho, dente por dente".

E não cabe a mim julgar se isso é ou não correto, por mais incorreto que pareça. Meu caso é que, refletindo sobre o que li da ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, e alguns trabalhos que achei sobre assistência social pela internet, pude perceber que não adianta colocar a maioridade penal para 16 anos.

Não é assim que vamos resolver o problema desses jovens, que estão a mercê de todo tipo de problemas na vida, e ainda encontra em seu caminho pessoas que lhes ensinam ser correto, matar, roubar, estuprar...Não se coloca uma criança, ou melhor, adolescente de 16 anos em meio a todo tipo de bandido, todo tipo de criatura inescrupulosa que habita o sistema carcerário, simplesmente porque ele é maior de idade e tem consciência disso.


Todos já tivemos 16 anos, e cometemos uns erros, fizemos coisas das quais nos arrependemos ou que faríamos diferente se tivéssemos chance. E isso aconteceu porque estávamos em formação mental, psicológica, a formação da nossa personalidade. E esses jovens que cometem crimes pequenos ou gravíssimos, precisam mesmo é de um sistema de ressocialização que funcione.

Cobrando do governo e de nós mesmos, conseguiremos mudar a realidade social, pois ela tem jeito. Mas não adianta querer culpar apenas um jovem por ele estar se tornando algo que um dia temeremos. Todos precisam agir, colaborar com as ONG's, auxiliar na assistência social, e cobrar modificações nas leis de punição ao adulto aliciador!

Essa não foi bem uma dica, mas eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto. Independente de concordarem ou não com minha opinião.

Bjos!

3 comentários:

  1. Creo que se debería proceder a un protocolo en el que primara la educación, rehabilitación y renovación de conductas anti-sociales en estamentos que no fueran cárceles, sino Hogares Sociales de Regeneración de los Valores Fundamentales.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  2. Se o jovem de 16 anos é maduro pra votar pq não ser responsabilizado pelos próprios atos?
    Big Beijos
    Lulu On The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oi Bárbara,
    Penso diferente de vc e sou a favor da redução da maioridade penal, mais do que isto, acho que independente da idade, se tem condições de entender o que fez, tem que responder por isto. Não é passando a mão na cabeça de quem fez algo errado que ele vai se recuperar.
    Obrigada pelas palavrinhas deixadas lá no blog. Saudade...
    Tenha uma ótima semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^