.novidades ^__.^

Valeu galera pelos comentários sobre a bananaaaa da tpm, mas é isso mesmo, ou aprendemos a lidar com ela, ou viramos reféns.

Mas sim, voltei aqui hoje pra falar do documentário Lixo Extraordinário, que já citei nesse post. O título em inglês é Waste Land, onde inteligentemente foi separada a palavra Wasteland (terra perdida), para Terra Desperdiçada (pelo menos eu vi dessa forma, posso estar enganada).


Simplesmente incrível, o Vik Muniz (clarooo!!) se promoveu muito com essas obras de arte, e promoveu muito seu trabalho (fantástico!), mexeu um pouco com a cabeça das pessoas envolvidas, desde os trabalhadores do aterro até as pessoas que conheceram seu trabalho.

O fato é que ele utiliza "objetos do cotidiano" para compor suas obras, e as fotografa com as formas que se compromete a fazer. E é exatamente esse trabalho que ele vai buscar no Brasil, especificamente no aterro sanitário de Jardim Gramacho.

Pessoas lindas, simples, com vidas complicadas demaaaaaais, com seus próprios dramas pessoais, que trabalham neste aterro, têm ainda que passar por preconceito por trabalhar com lixo. Na verdade, eles trabalham lá sim, mas o que buscam é o material reciclável. É essa a fonte de renda dessas pessoas.

Gostei porque mostra essas pessoas simples, sonhando em abrir uma biblioteca comunitária com os livros que acharam no lixo. O livro molhado do Nietzche, ou A arte da guerra, O código da Vinci, ou o Príncipe (de Maquiavel). E declarar que gosta muito desses autores!

Gostei muito do seu Valter!! Nossa ele é muito instruído (apesar de não ter "primário nem secundário" como ele mesmo disse). Ele dá uma aula de material reciclável, de como as pessoas sentam em suas cadeiras confortáveis e descartam toda aquela porcaria e nem mesmo sabem pra onde vai. Em como cada um poderia tratar bem seu próprio lixo, separando o que é reaproveitável do orgânico.

O trecho onde ele explica a questão de que uma latinha que você deixa de separar do lixo orgânico faz uma grande diferença, porque "99 não é 100"!

Houveram descobertas dessas pessoas para o mundo, e delas para si mesmas nessa experiência. E sinceramente acho que toda escola deveria "intensivar" os debates sobre consciência ambiental, ou melhor, sensibilização ambiental, porque a consciência vai de cada um.

Se uma escola trata do assunto com a devida importâcia durante todo um ano letivo, certamente formaríamos adultos mais ecologicamente responsáveis. E esse vídeo seria UM dos inúmeros que eu incluiria num projeto assim.

Quem sabe eu tomo coragem.

abraços e assistam!
:*

4 comentários:

  1. Ainda não vi esse documentário. =(
    Vi muitos comentários positivos a respeito dele.

    ResponderExcluir
  2. Post incrível! Infelizmente não posso assistir o vídeo agora porque estou no trabalho e não tem fone de ouvido aqui, mas já salvei o link para assistir depois...
    Mas o assunto é super relevante e concordo contigo nas afirmações, achei tão lindo a parte que as essas pessoas sonham em abrir uma biblioteca!!!

    beijinhos
    http://www.deliriosdeconsumo.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Nunca tinha ouvido falar desse documentário. Gostei muito do ponto de vista desse senhor, esse tipo de pessoa tem muito a ensinar.
    Beijos volta sempre.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não assiti, mas estou ansiosa e curiosa.

    Saudades de vc menina!
    Abraço!

    Obs: dá vontade de ficar o tempo todo na sua página, só pra ouvir essa belíssima música.

    Linda e viciante!!!
    Me emociono.

    obrigada!

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^