.josé saramago.

Morre aos 87 anos, em 18 de junho, o escritor português José Saramago.

Sua família mudou-se para Lisboa quando José tinha dois anos. Aluno brilhante, ele teve de abandonar o ensino secundário aos 12 anos, por causa da falta de recursos de seus pais.

Ateu, cético e pessimista, Saramago sempre teve atuação política marcante e levantava a voz contra as injustiças, a religião constituída e os grandes poderes econômicos, que ele via como grandes doenças de seu tempo.

"Estamos afundados na merda do mundo e não se pode ser otimista. O otimista, ou é estúpido, ou insensível ou milionário", disse em dezembro de 2008, durante apresentação em Madri de "As pequenas memórias", obra em que recorda sua infância entre os 5 e 14 anos.



Segundo sua visão, sou estúpida, por ser a pobre otimista. Pouco conheço de sua obra, mas sou apaixonadamente fascinada pelo Ensaio sobre a Cegueira. Claro! Eu não li o livro, vi o filme magnifíco que melhor ilustra a visão de quão triste e decadente é a nossa sociedade.

Informações sobre o filme pelo G1.

Meu próximo livro a comprar:

Curioso...gosto de quem questiona. Porque também não consigo me convencer das coisas que quero acreditar. Preciso questionar.

Saramago parte desta existência, mas deixa conosco muitos dos seus pensamentos e questionamentos.

2 comentários:

  1. É uma pena mesmo esse grande escritor ter nos deixado. Também sou apaixonada por "Ensaio sobre a cegueira" que tem muito a nos ensinar sobre nossos valores como ser humano. Sagaramago = genio

    Abraços, Isabel Lima.

    ResponderExcluir
  2. assim como vc eu só assisti o filme, comecei a ler, mas por algum motivo parei...
    Sei que ele era e vai continuar sendo um ótimo escritor!
    VIVA SARAMAGO!

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^