Frase de efeito: Joanna de Ângelis.

Para Joanna de Ângelis, não precisamos desmerecer ou descaracterizar quem somos diante das atitudes alheias que tanto nos importunam. Não podemos nos tornar aquilo que menos gostamos no outro, apenas por ele ter nos tirado do sério ou passado dos limites. 

Sei bem que isso é muitíssimo difícil, mas não me custa compartilhar a reflexão do Episódio Diário de nº 26 (Filosofia de Compreensão). Caso queira ler a obra completa, você pode encontrar aqui em .pdf.

Imagem via

Não é necessário que se te despersonalizes evitando apresentar­te conforme és. Faz­-se mister que te superes vencendo a parte negativa do teu caráter, aquela que censuras nos outros. Lapidando as tuas arestas, tornar­te­ás melhor e mais feliz.

Pois bem, é muito difícil conseguir controlar a fera dentro de nós quando as pessoas parecem nos dar motivo para colocá-la pra fora. Eu, quando quero, tenho autocontrole e me pergunto se vale a pena. Já imagino a fadiga que é discutir com certos tipos de gente. Eu tenho mania de esclarecer tudo, pois odeio mal entendidos e me baseio no entendimento que o diálogo é a chave para relacionamentos felizes. Mas nem tudo podemos explicar, tem coisas que quando explicamos demais, acabam por perder o sentido ou simplesmente não mudará nada explicá-las.

O melhor é não reagir e deixar o curso da vida seguir sem que aquele momento passageiro venha se tornar marcante, duradouro, desnecessariamente.

:*
Um dia cheio de compreensão pra nós!

7 comentários:

  1. mt boa essa frase, realmente manter o auto controle em certas situações é super dificil, eu to precisando trabalhar bem mais nisso...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Que interessante essa frase, me lembrou um aspecto da minha frase favorita da Clarice Lispector, que diz "Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro...". Afinal de contas, algumas das nossas características são parte da nossa personalidade. Mas claro, existem poréns e poréns...


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  3. Oi Bárbara,
    Não conhecia Joana de Ângelis, mas gostei muito do pensamento. Vou dar uma olhada no PDF.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da reflexão, é para levar pra vida.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  5. Mensagem ótima, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  6. Verdade Bárbara, tem vezes que é difícil domar a fera que existe dentro de nós. Mas gostei muito da reflexão. Muita serenidade (e paciência) pra gente!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  7. Sábia mensagem Barbara. Realmente temos que respirar fundo para controlar a fera que está dentro de nós.
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^