Aprendendo (L)

Eu andei lendo sobre manipulação, emoção e inteligência emocional. E tentando entender pessoas que se utilizam de "técnicas" como essa, numa "machadada" só. Claro que não esclareceu muito, mas eu posso continuar observando.

Uma pessoa tenta te manipular quando sugere ou diz o que se tem que fazer, de tal forma que se beneficie mais que você, quando percebe ameaça ou sente medo (o manipulador, no caso). Assim, um ganha e o outro perde, não interessa "o que" nem "como".

As táticas das quais ele se utiliza, consiste basicamente em três estratégias gerais: Ameaçar, criticar ou inibir. Se uma pessoa utiliza dessas coisas com você, e isso dá certo, advinha...você pode estar sendo manipulado.

Li também que é importante saber o que se sente quando se está com essa pessoa,
humm..dentre as coisas citadas ressalto: Medo? Vergonha? Apreensão? Insegurança? Repulsão? Pensa que ela é uma pessoa imbecil ou inútil?

Isso acabou me levando a pensar: o que faz uma pessoa ser manipuladora? E me fiz as mesmas perguntas acima citadas. Aparentemente, elas não devem ter uma justificativa, mas eu discordo completamente disso. Imagino que pode ser por diversão. E geralmente quem se diverte às custas dos outros esconde segredos severos, como uma insegurança nata, com certa coisa forjada sobre si mesmo que tem medo que alguém venha a "descobrir", ainda que seja algo visivelmente físico.

Emoções: " São um conjunto complexo de reações químicas e neurais, formando um padrão” (DAMÁSIO,2000, p.74). As emoções não podem ser impedidas de acontecer, contudo , as manifestações externas podem ser disfarçadas. É isso o que as pessoas fazem o tempo todo.
Algumas vivem em disfarce, e não dá pra saber o motivo até que deixem uma brecha para esta descoberta. E então ela ficará vulnerável.

Se torn a mais fácil manipular e usar de seus medos com os outros. humm.. e quem diria que isso é justo?

e então encontrei mais uma coisa: A Inteligência Emocional

"É a capacidade de compreender as emoções e as conduzir, de tal maneira que possamos as utilizar para guiar nossa conduta e nossos processos de pensamento, para produzir melhores resultados." Acho que isso também teria a ver com o "desintegrar" o sentimento de raiva, ou manter ele sob controle.

Inclui as habilidades de: perceber, julgar e expressar a emoção com precisão; contatar com os sentimentos ou gerá-los para facilitar a compreensão de si mesmo ou de outra pessoa; entender as emoções e o conhecimento que delas se deriva e regular as mesmas para promover o próprio crescimento emocional e intelectual.

Isso significa aprender em proveito próprio ou manipular em proveito próprio. Numa visão altruísta, entendo que a inteligência é uma capacidade de compreensão e controle das emoções, alguém que controla suas emoções pode aprender a fazer também observando como os outros reagem a certas coisas. Daí ele pode tornar-se um manipulador e agir em proveito próprio?

A Inteligência Emocional inclui a Inteligência Intrapessoal e a Inteligência Interpessoal. A Inteligência Intrapessoal, se manifesta em contatar com os próprios sentimentos, discernir estes sentimentos e orientar a conduta. A Inteligência Interpessoal se determina pela capacidade de liderança, a aptidão para relacionar-se, manter amizades e solucionar problemas sociais.

8 comentários:

  1. binha não pode ficar entregando o jogo ai acaba com a raça dos manipuladores.vai dizer que nunca tentou manipular alguem?ou melhor conseguiu?
    isso é normal, as vezes vemos a oportunidade e lá estamos nós tentanto manipular as pessoas...
    todos nós somos manipuladores.
    bjo sua doida.

    ResponderExcluir
  2. Quem ultiliza disto, esconde segredos severos, que é melhor não ser descobertos.
    Mas, quem não tem segredos severos e sujos, nem o Jesus da lenda.
    Quem não manipula ou manipulou?
    não é tão ruim assim, somos humanos.

    ResponderExcluir
  3. noooosssa! tanta informaçao q eu fiquei um pouco perdida.

    Mas... a manipulaçao emocional é um recurso q todo mundo usa =) As vezes até sem perceber

    Meu abraço

    = = = = = = = = = = = = = = = =
    KAROLINA

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    As pessoas mais vulneráveis à manipulação são aquelas que não tem autoconfiança, pois acreditam que o outro sempre terá a melhor sugestão para a sua própria vida. É por isso que DETESTO conselhos, DETESTO sugestões. Prefiro seguir e tropeçar do que deixar que alguém me diga qual o melhor caminho.

    E acho que não tem isso de "os manipuladores", como se fossem pessoas à parte. Todos nós podemos manipular, desde que saibamos qual o ponto fraco do outro. Pra falar a verdade, acho que já nascemos com essa "habilidade", ou será que quando somos crianças e apelamos para o sentimentalismo dos nossos pais não estamos manipulando?

    O que existe são diferentes tipos de manipulação e em vários níveis.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. isso me fez lembrar de várias pessoas, em especial uma, sangue do seu sangue.. euaheua..
    veeelhos tempos.. q onda!
    :P

    li.. e achei td mt "acadêmico" para o meu estado de espírito hj... euahe
    =/

    mas gostei do q li.. é bem isso msm.

    binha! ^^

    ;***S2

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^