Essa é a última semana do meu pai por aqui e então minha rotina deve voltar "ao normal". Me ausentei esses dias pois todo o meu feriado foi dedicado a estar com ele, e assim será até o próximo domingo.
Entre tudo o que acontece durante nossos dias, trouxe uma reflexão que me acometeu observando pessoas e até a mim mesma.
Eu percebo que me encontro no meio de uma família um tanto paranoica e vítima de si mesma. Não sei o motivo mas desde os meus avós maternos, passando por meus tios, mãe, irmãos e até primos, todos acabamos com essas características...uns mais, outros menos.
Imagem via |
É importante que não levemos tudo para o lado pessoal ou na ponta da faca. Que a gente tente compreender o contexto em que os conflitos se desenrolam e tentar amenizar a situação e não adicionar mais força ao conflito que sempre pode acabar mal. Às vezes é difícil calar, mas é a melhor forma de garantir sua paz e até mesmo segurança, pois de que adianta tentar convencer o outro de algo que ele não acredita?
Eu prefiro ter paz do que ter razão!
Imagem via |
No fim das contas somos teimosos e nos fazemos de vítima, em medidas diferentes. Não nos cabe julgar o outro nem mesmo argumentar para fazer prevalecer aquilo que acreditamos ser o certo, enquanto o outro não vai compreender do que estamos falando. São conflitos infindáveis. E eu sei que às vezes insisto em determinados debates, mas atualmente tenho respirado fundo e me esforçado imensamente em não retribuir indelicadeza com indelicadeza.
Vamos de "Gentileza gera Gentileza!"
Escolher é imprescindível. Pois as nossas escolhas culminarão sempre em consequências e nos cabe ponderar sempre quais são as consequências que queremos atrair para nossas vidas. Não leve tudo para o lado pessoal, nem sempre é! E se for, melhor ignorar algumas situações que nada vão contribuir para melhorar nossa vida.
Que você tenha uma quarta iluminada e leve!
:*
Gostei muito da reflexão, concordo muito com isso. Precisamos ser mais gentis com a gente mesmo e com o próximo.
ResponderExcluirCharme-se
lindo post, preciso muito aplicar mais isso no meu dia a dia, ter mais leveza
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Também preciso levar a vida mais numa boa, ser mais leve, me preocupar menos sabe, isso me consome muito!
ResponderExcluirBlog Jessica Pantoni | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram
A cada dia estou nessa busca. O meu pavio anda curto demais.
ResponderExcluirBig Beijos,
LULU ON THE SKY
Bárbara, sensacional!
ResponderExcluirFaz alguns anos que me dei conta do "ciclo" da minha família. Não sei se exatamente o que acontece com a sua, mas com certeza temos também um padrão que se repete. E eu não gostava, mas automaticamente entrava nesse ciclo de como as coisas funcionavam.
Até que um dia eu passei a agir diferente e o tal ciclo se quebrou... e foi a melhor coisa que já fiz. Não ter as reações de sempre, nem as discussões de sempre. É muito, muito difícil, e até hoje tenho que me controlar muito em determinadas situações (não é que a gente tenha que virar uma mosca morta, mas pelo menos reagir sempre de um jeito calmo e equilibrado, não se deixar levar pelo calor das discussões). Vc não faz idéia da diferença que isso causou! Porque as pessoas esperam que você continue agindo de acordo com aquele padrão, e de repente não sabem o que fazer com uma nova atitude.
É um aprendizado imenso, às vezes a gente vai bem, outras vezes nem tanto. Mas garanto que vale a pena!