Atitudes para conduzir o dia com paz.

Semana passada eu consegui uma folga no trabalho para ir ao casamento da minha irmã, no Fórum. Depois, almoçamos juntos e saímos para comemorar no cinema, já que não ia rolar festinha nem nada. Foi muito bom! Foi um dia leve, tranquilo e divertido (assistimos Capitão América - Guerra Civil).

Hoje eu quis trazer algumas atitudes que guiam o meu dia a dia de trabalho ou que, pelo menos, eu tento utilizar para conseguir conduzir a minha semana em paz. São atitudes simples que permitem que eu não me torne uma pessoa estressada e "de saco cheio" no final do dia.

Imagem via

1. Acordar uma hora antes do horário do trabalho.

Eu sei que nem todo mundo tem o privilégio de morar a dez minutos do trabalho (a pé), mas utilizo isso a meu favor. Não gosto de me atrasar (mas acontece às vezes), então levanto às sete, tomo um banho me arrumo e então vou para cozinha tomar café da manhã. Faço tudo sem pressa, pois sou uma pessoa apressada...então eu tento começar o dia sem tanta aceleração.


Imagem via
2. Tomar café da manhã com tranquilidade

Eu vou para a cozinha e passo a saborear mais o meu café da manhã, sem olhar para o relógio, ou para o celular. Sentir o gosto, mastigar com calma, são coisas que nos ajudam a ter uma melhor digestão e um melhor dia.


Imagem via

3. Não ligar a rede wifi ou dados móveis do celular.

Não dá. Sempre tem alguém da família com uma mensagem de desabafo logo pela manhã cedo que, muitas vezes, vai me estressar. Às vezes algum aluno me cobrando algo, e não gosto de começar o dia com aperto de mente, então, só conecto essas coisas lá no trabalho, depois das oito e meia.


Imagem via

4. Não levar nada para o lado pessoal.

Isso porque eu venho de uma família especialista em se vitimizar e achar que o mundo todo está contra nós. Eu faço um belo trabalho mental quando atendo pessoas que falam comigo em alto tom de voz, e me lembro que o problema dela não é comigo mas com o sistema.

5. Sempre me pergunto "isso me interessa?" ou "afeta a minha vida?"

Isso é necessário ao longo de um dia de trabalho. Opinião é pra quem pede e não pra quem quer dar. Estou em uma fase que a opinião fica guardada pois, se o assunto não me interessa e nem vai mudar em nada a minha vida, não vale a pena me cansar em uma discussão desnecessária.


Imagem via

6. Não estender o expediente de trabalho e seguir para a academia.

Dois pontos importantíssimos. Ficar no trabalho até mais tarde só se for realmente importante e necessário. Já basta chegar as oito da manhã e trabalhar MUITO o dia todo. Seguir para a academia é algo que as pessoas à minha volta vêem como algo "fútil" ou "banal". Mas eu bem sei o quanto me relaxa estar naquela esteira ou dar altas risadas com as amigas que fiz lá.

***

Enfim, durante a semana de trabalho é assim. Eu tento fazer o máximo de esforço para não me sentir incorporada ao trabalho. Ele não pode ser parte de mim, eu que sou uma das peças dele. As atribulações do dia, desconto em todos os exercícios da academia e ao chegar em casa, sou uma pessoa cansada fisicamente, mas leve mentalmente.

Existem coisas que ninguém pode tirar de nós, sem que permitamos. E precisamos buscar essa blindagem, aprimorar a nossa tolerância e seguir em frente. Nada paga a nossa paz.

Uma semana de paz e muita luz pra todos nós!
:*

7 comentários:

  1. Oi, Bárbara! Sem dúvida são atitudes valiosíssimas para ter uma semana (e uma vida) mais leve. A academia também me relaxa demais! Ótimo cuidar do corpo e ao mesmo tempo "limpar" a cabeça.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Amo acordar cedo e tomar café da manhã com tranquilidade.
    Agora, preciso fazer alguma atividade física depois do trabalho.
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. OiBarbara,
    meu problema é o de número 3. Aqui o wifi está permanentemente ligado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Achei ótima a sua rotina! Gostei de vc acordar cedo e fazer tudo sem pressa, de não ligar o celular imediatamente, não levar nada para o lado pessoal... enfim, o "pacote" todo!

    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com todas a dicas, mas a 2 e a 5 sempre fizeram grande diferença no meu dia! Boa semana pra vc :)

    Beijos

    apartamento007oficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Bárbara, uma das coisas que eu também faço questão aqui em casa é tomar o café da manhã com calma. Coloco uma música, preparo tudo com tempo de sobra e nada de ficar checando celular e computador essa hora. Sinto que começo o dia muito melhor desse jeito!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^