.leitura para a mente.


Vocês já leram O monge e o executivo?

Então deveriam. É muito..."iluminador". Eu ganhei de presente de um casal especial, os pais de um amigo meu, e simplesmente fiquei encantada. Acho que eles já viam em mim algum potencial para liderança..hauahua.

Bom, no capítulo "O modelo", eles têm uma breve discussão de Jesus como o maior líder já conhecido, pela capacidade de influenciar pessoas inclusive baseado no amor (que ele coloca como comportamento e não como sentimento). Então, no capítulo "O verbo", eles começam a destrinchar o que realmente querem dizer com isso.

Este capítulo começa com uma citação assim:

Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios,
mas como líder devo amá-los. O amor é lealdade, o amor é
trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade.
Esta é a força de qualquer organização. (Vince Lombardi)


Fala ainda no amor agapé definido no Novo Testamento, e então eles colocam palavras-chave para transcrever esse tipo de amor, olhando no dicionário seu significado e debatendo sobre isso:

Amor agapé:

paciência = mostrar autocontrole;
bondade = dar atenção, apreciação, incentivo;
humildade = ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância;
respeito = tratar as pessoas como se fossem importantes;
abnegação = satisfazer as necessidades dos outros;
perdão = desistir de ressentimento quando enganado;
honestidade = ser livre de engano;
compromisso = ater-se ás suas escolhas (aliás, é uma belíssima explanação).


Porque estou falando disso? Porque tenho meu livro de volta, e lembrei que ele é muito maravilhosamente perfeito e vale muito a pena recomendar a vocês. Não é uma chateação da administração. É explêndido.


Pra completar superrecomendo também o filme Colcha de Retalhos. Bom, procurem aí no google que vocês acham informações sobre ele (preguiça master agora).

Abraços!

3 comentários:

  1. Hummm...
    Ótimas dicas!!!
    O monge e o executivo tem na casa dos meus pais, eu ainda não li, mas fiquei interessada! E o filme colcha de retalhos... Ou eu já assisti, ou já vi o trailler e fiquei afim... Esse nome não me é estranho!!! Vou conferir!!!
    Beijinhos

    http://vivermaraa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. aah ja li o monge e o executivo sim... não é meu livro favorito, pq eu n gosto muito desse negócio "faça isso, faça aquilo" mas dá pra tirar muita coisa do livro sim!

    o filme eu nc vi, mas procurei no google e parece legal =D

    ResponderExcluir
  3. A liderança é a arte de se relacionar com os mais diversos tipos de personalidade. Aí se voce se propoe a desempenhar alguma funçao e esta lhe exige uma postura mais firme e de contato com inúmeras pessoas, voce terá que se aproximar, por exemplo, de pessoas antipáticas, arrogantes e claro que com pessoas maravilhosas.

    Abraço, George M. Tavares

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^