Bom, começo com algo que ia contar ontem, mas como estava muito dolorida não pude desabafar.
CLARO, que nós
POBRES cidadãos comuns que dependemos do Serviço Único de Saúde, estamos cada vez mais largados pelo governo e sabemos disso. Temos consciência disso há anos.
Mas mesmo assim, vou deixar registrada minha indignação, aqui. O fato é o seguinte: fui atropelada ontem, juntamente com uma colega de trabalho, enquanto estávamos indo ao trabalho. Tá, era uma bicicleta (e eu sei, num primeiro momento chega a ser engraçado mesmo!), mas isso não diminuiu em nada o impacto no meu corpo e na minha cabeça.
Eu e minha colega estávamos com outras preocupações em mente, então levantamos, todos estavam inteiros, então seguimos nossas vidas ali. Até então, apenas tínhamos alguns arranhões pelo corpo.
Hoje eu acordei mal. E ela também. Fortes dores em todos os lugares do impacto. No meu caso, na cabeça também, pois bati forte a cabeça.
Fomos a um hospital de Camaçari (nossa cidade) chamado SERMEGE, buscando QUALQUER atendimento, claro pelo SUS. Lá estava lotado, e aquelas pessoas (cidadãs camaçarienses) estavam ali desde a madrugada (e já nem tinha lugar para sentar), a atendente muito gentil, disse que não adiantava muito aguardarmos naquela fila interminável para sermos atendidas por um ortopedista que só examinaria do "pescoço para baixo". Muito atenciosa, sugeriu que fossemos ao HOSPITAL GERAL DE CAMAÇARI, para que alguém pudesse examinar minha cabeça.
Fomos. E esse sim, foi o pior e mais deprimente momento em tudo isso. A atendente, uma senhora muito bem maquiada e arrumada, mas com uma cara TÃO feia, e TÃO mal-humorada, nos atendeu.
minha amiga: "-senhora, fomos atropeladas ontem, por uma bicicleta. Não demos importância na hora, mas hoje estamos muito doloridas e minha amiga precisa que alguém examine a cabeça para ver se houve alguma lesão séria."
atendente: "- ONTEM???? Ò.Ó. Vocês deveriam ter vindo ontem. Hoje não tem ortopedista e ninguém sabe se ele vem hoje!!!!!!!"
minha amiga: "-mas senhora, ninguém pode ao menos diagnosticar? um médico para um pré-atendimento, que tire radiografia, qualquer coisa...ela já chegou a desmaiar!"
atendente: "NÃO, minha filha! Aqui é só pra emergência!!! Aqui é só pra coisa SÉRIA!!! Vocês estão TODA MAQUIADA, e vem pra cá querer ser atendida??? "
minha amiga: "- mas senhora, o que importa é o que estamos sentindo!"
Atendente: "aqui é pra coisa séria e o ortopedista não vem hoje não!!!"
Resultado: Saímos de lá desoladas, fomos a um posto novo e uma médica HIPER gentil nos deu atenção, receitou um medicamento, e me disse que eu PRECISO procurar um neurologista, para saber se estou bem. Ela ligou até para uma coordenadora da saúde, mas nem ela pode "fazer nada". Claro, esse povo é pago pra não fazer nada.
Bom, não sou generalista, pois essa última médica foi surreal.
O fato é, eu estava maquiada, não merecia um atendimento.
Então, meus amigos, caso eu tenha sofrido algum dano sério no meu cérebro, só saberei quando estiver nas últimas. E espero que alguém ampare minha família nesse momento. Pois, emergência é apenas quando você está visivelmente sangrando, gritando de dor, e o primordial: quando tem cara de doente com visual descabelado.
Eu ia mandar um email ao SECRETÁRIO DE SAÚDE DE CAMAÇARI:
Secretario: Camilo Pinto
Tel.: 3621-6824 / 6825
Cel.: 9979-5637 ou ramal: 7405
Mas desisti. Pois não tem email no site da
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI. CLaro que talvez ninguém dê importância a mim, uma em 6,8 bilhões de pessoas no mundo. Eu que só fui atropelada por uma bicilceta e só bati minha cabeça.
Pensei em mandar um email ao Camaçari notícias, ou ao Camaçari Fatos e Fotos...mas preferi usar meu blog, e de alguma forma, tornar isso o mais público possível.
E minha cabeça está doendo tanto, sinto tanta pressão lá dentro...mas nada posso fazer. Não tenho direito ao atendimento médico/hospitalar, porque sou bonita, educada e maquiada.
Senti vontade de pedir a demissão daquela mulher mal-amada que me atendeu. Mas não há necessidade. Espero que ela jamais tenha esse tipo de necessidade...pra ela ou pros filhos...
E fico por aqui.
até a próxima, se Deus quiser.
Ah! Não esqueçam de votar com MUITA consciência, heim?!